OBSERVATÓRIO SOCIAL

O controle social das ações e gastos públicos têm se tornado cada vez mais frequentes no mundo todo. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 é o marco deste processo, estabelecendo que o controle da Administração Pública deve ser realizado por órgãos do próprio poder público e pela sociedade.

Neste sentido, os Observatórios buscam trazer maior participação do cidadão nas tomadas de decisões para o desenvolvimento das cidades, mais transparência nos gastos e arrecadação dos municípios, contribuir para maior eficiência da gestão pública e dos benefícios financeiros e não financeiros, decorrentes dessa integração governo municipal, estadual e federal.

Metodologicamente são coletados e analisados os dados presentes em sites oficiais institucionalizados para maior transparência e base para pesquisas e tomadas de decisão em diversas esferas.

A análise financeira indica economicidade em todos os municípios em questão. Já as ações não financeiras, realizadas pelo OS, giram em torno do acompanhamento das licitações, de reuniões com agentes públicos e a disseminação do controle social por meio de palestras, cursos e capacitações, o que sinaliza o maior conhecimento e controle dos recursos públicos por parte da população.

O Observatório Social da Agenda de Convergência do Vale do Aço , terá como principal entrega a informação qualificada para análises e fortalecimento do papel das lideranças na leitura e análise dos indicadores que nos levarão a meta de sermos O melhor lugar no Estado de Minas Gerais
para se viver e produzir. 

Contato

© Agenda de convergência 2021. All Rights Reserved.

Web Design Program